Justificativa:

 

Atendendo a ofício do presidente da gestão 2005 - 2006 do Rotary Club de Sorocaba - Manchester, João Francisco dos Santos, este Vereador foi autor da Lei 7.808, de 19 de junho de 2006, que denominou um próprio público municipal de "Carlos Alberto Caus". A referida área faz frente para a Rua José Miguel, situada na esquina desta rua com a Rua Cambucci; no bairro Mangal, e é onde se localiza o denominado "Feirão do Automóvel", administrado pelo Rotary Club de Sorocaba - Manchester e Rotary Club de Sorocaba - Vergueiro.

 

Ocorre que esta Casa aprovou a doação da área para o SESI e o Feirão do Automóvel passará a ser realizado na área pública localizada à Rua Paes de Linhares, n° 1.763, onde atualmente está instalada a unidade Matadouro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba. Ou seja, como o feirão do automóvel irá mudar de lugar e continuará sendo administrado pelos rotarianos, estou apresentando este projeto, propondo a revogação da Lei nº 7.808 e denominando o futuro local do feirão, para que permaneça esta homenagem solicitada pelo Rotary Club de Sorocaba - Manchester e Vergueiro.

 

O empresário Carlos Alberto Caus nasceu em 04 de julho de 1965 , em Ibiporã, no Paraná. Filho de Luiz Caus e Terezinha de Jesus Caus, é o caçula dos homens de uma família de nove irmãos. Casou-se com Renata Helena Moretto Caus, em 1997. Foi pai de Nicole Caus e de Giovanna Moretto Caus.

 

Fez o Ensino Fundamental Escola Municipal José Maria Whitaker, em São Paulo (SP), fez o Ensino Médio na Escola Estadual Prof. Adelino José da Silva de Azevedo, em São Paulo (SP), fez curso técnico de torneiro mecânico no Senai, na Vila Alpina em São Paulo (SP), e formou-se em Administração de Empresas na turma de 1996 na Universidade de Sorocaba (Uniso).

 

Iniciou sua vida profissional fazendo estágio na empresa Vickers, em São Paulo (SP), no setor de usinagem, na qual foi efetivado e trabalhou como ferramenteiro. Em 1988, mudou-se com seus pais para Sorocaba e começou a trabalhar na CASE, com projetos e programação dos tornos CNC. Em 1989, foi convidado para integrar a equipe de projetistas da equipe multinacional Alcoa Alumínio S.A., onde desenvolvia projetos de matrizes para extrusão de alumínio.

 

Carlos Alberto sempre foi uma pessoa empreendedora e motivada a ter sua própria empresa. Desta forma, em 1995, apostando num mercado inexplorado no Brasil, começou a desenvolver ferramentas para extrusão de alumínio, utilizando máquinas emprestadas da fábrica de um amigo.

 

Alguns meses depois, fundou a Fep Usinagem, que hoje conta com aproximadamente 30 funcionários, máquinas e softwares de alta tecnologia. Empresa que obteve Certificado ISO 9001/2000.

 

Hoje, a Fep fornece produtos para todo o Brasil e é considerada a maior ferramentaria independente de matrizes para extrusão de alumínio da América Latina.

 

Foi membro ativo da Loja Maçônica 27 de Março, em Votorantim (SP) e do Rotary Club Sorocaba - Manchester. Sempre preocupado em lutar por um mundo melhor, dedicava seu pouco tempo livre em trabalhos beneficentes que geram recursos para os mais necessitados.

 

Em 11 de julho de 2004, foi vítima de latrocínio, enquanto levava consigo cerca de R$ 2.300,00, resultado da arrecadação que o Rotary Club de Sorocaba - Manchester havia conseguido da portaria do Feirão do Mangal. Carlos Alberto era o responsável pela guarda do dinheiro naquele dia.

 

Os bandidos não conseguiram levar o dinheiro, mas, muito pior, levaram a sua vida. Junto com ela, certamente, também foi levada um pouco da vida de seus familiares, dos companheiros rotarianos, amigos e da própria sociedade sorocabana.

 

S/S., 04 de agosto de 2010.

 

FRANCISCO MOKO YABIKU

Vereador.